quarta-feira, 22 de abril de 2009

Tendência 2009


"Faça um rápido exercício e tente pensar em alguma estampa que seja tão universal quanto o xadrez. Presente nos guarda-roupas masculino e feminino, no inverno e no verão, no figurino de clássicos e modernos, a estampa é eterna fonte de inspiração para os estilistas.

É imbatível e, claro, está presente nas principais coleções para a temporada de inverno 2009. Aqui e nas passarelas internacionais, apareceu em looks completos ou apenas em detalhes, como nos clássicos cachecóis.

A origem dos tecidos xadrezes vem de antes da era cristã e há vestígios de roupas com o padrão entre 50 e 700 a.C. E no século 3 d.C. já eram encontradas roupas que ficaram conhecidas como tartã (ou escoceses), que significa tecido de lã leve, e identificavam clãs, tendo o mesmo efeito dos brasões de famílias nobres.

Além da Triton, outras marcas buscaram referências em países europeus e trouxeram xadrezes para as coleções. Isabela Capeto inspirou-se na Suécia e Dinamarca e fez peças de flanela xadrez incluindo um conjunto de calça e casaco. Marcelo Sommer, com sua marca Do Estilista, colheu inspiração na Holanda e apresentou xadrezes nas cores branca e azul.

Mas não é só nos países europeus ou na realeza que a estampa fez história. Usados por trabalhadores do campo, foi adotado como uniforme da moda country. Isso porque o tingimento dos fios de lã, que depois eram tecidos, constituíram uma das primeiras formas de estamparia da qual se tem registro.

Desse universo, vêm os xadrezes da Cavalera que fez coleção inspirada no Festival de Parintins, traduzindo a roupa dos vaqueiros em peças para jovens modernos.

Lá fora, também está presente. Alexander McQueen ampliou o padrão pied-du-coq usando-o em ponchos, leggings e vestidos. Dois dos maiores difusores do xadrez optaram pelo tradicional tartã vermelho em suas linhas. Vivienne Westwood usou a estampa em sua coleção apresentada em Londres para sua segunda marca, a Vivienne Westwood Red Label. Em Nova York, Marc Jacobs usou a padronagem na coleção Marc by Marc Jacobs.

"O xadrez mudou. Não vem apenas nas cores branco, preto e vermelho. Aparece em reinterpretações novas e jovens do clássico, pois combina com todos os tipos de roupas, sem restrições", diz Daniely Von Atzingen, docente do Istituto Europeo di Design, especializada em pesquisa de tendências.
"

E é aqui, na Malu Modas, que você encontra as últimas tendências da moda do Brasil e do mundo todo... fique sempre atualizada na loja onde toda mulher é especial!!!

FONTE: www.oficinadamoda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário